TOP
Bem-estar Novidades

“Exercícios aos 50: caminhar e correr otimiza órgãos do corpo!”

91 (11)

Oi meninas! Estamos na primavera e o horário de verão tem tornado nossas tardes mais longas. Época ideal para praticarmos exercícios! Ainda mais sabendo que só temos a ganhar com a prática de exercícios aeróbicos, como a corrida e a caminhada.

 

Muitas mulheres de 50 já correm e caminham frequentemente, seja na academia ou ao ar livre. Mas se você não costuma se exercitar, hoje vamos te estimular a começar, listando os benefícios da caminhada e da corrida.

 

Caminhadas fazem bem ao coração!

Caminhadas fazem bem ao coração!

 

Benefícios ao coração!

Caminhadas e corridas farão seu coração trabalhar menos, produzindo mais. Com a prática destes exercícios, as fibras do músculo do coração se alongam e se fortalecem, as cavidades aumentam e, como resultado, podem bombear mais sangue em cada contração.

 

Com isso, os batimentos diminuem e o coração tem mais descanso no intervalo das contrações. As pequenas artérias que conduzem o sangue ao coração dilatam-se e são capazes de suprir mais sangue rico em oxigênio. Os exercícios também resultam em uma diminuição gradual da pressão sanguínea. Quanta coisa boa para nossa saúde, não é mesmo?

 

Correr e caminhar ajuda no bom funcionamento dos pulmões!

Correr e caminhar ajuda no bom funcionamento dos pulmões!

 

Benefícios aos pulmões!

Os exercícios também fazem com que as fibras dos músculos exijam grande quantidade de oxigênio. Elas o obtêm do sangue, que vai buscá-lo nos pulmões. Os pulmões, com suas centenas de milhares de bolhas de tecido, conhecidas como alvéolos, são fornecedores eficientes de oxigênio para o sangue.

 

Os vasos sanguíneos dos pulmões se dilatam, aumentando a área por onde o oxigênio passa para a corrente sanguínea. Os músculos respiratórios do abdômen, o diafragma e o tórax ficam mais fortes e eficientes. Dessa forma, aumenta-se consideravelmente o volume de ar que os pulmões de uma pessoa em forma podem inalar, o que te dá mais disposição para o dia a dia.

 

Exercícios são fundamentais para a qualidade de vida na melhor idade!

Exercícios são fundamentais para nossa qualidade de vida!

 

Benefícios ao sangue!

O exercício aeróbico produz, em maior quantidade, a enzima fibrinolisina, que dissolve coágulos sanguíneos. Tal enzima pode também dissolver velhos coágulos nas artérias coronárias, prevenindo ataques cardíacos. Especialistas afirmam que o sangue de quem pratica exercícios tem capacidade muito maior de dissolver coágulos, o que evita que tenhamos que tomar inúmeros remédios para o coração. Sem falar que atividades físicas também aumentam o número de glóbulos vermelhos, transportadores do oxigênio, o que nos dá mais pique e disposição.

 

A mulher madura precisa cuidar da saúde!

A mulher madura precisa cuidar da saúde!

 

Com tantos benefícios ao coração, aos pulmões e ao sangue, você ainda acha que caminhar ou correr é perda de tempo? Em toda fase da vida, em especial aos 50, os exercícios são fundamentais para o bom funcionamento de nossos órgãos vitais, garantindo melhor qualidade de vida. Então, nada de desanimo! Aproveite o horário de verão para cuidar de sua saúde. Uma ótima semana a todas!

 

Comente com o Facebook

Tags:        

«
»