TOP
Bem-estar Novidades Reflexões

“Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama?!”

225 tit

Olá meninas! Hoje é dia de aprofundar a discussão em torno do Outubro Rosa, mês internacional de prevenção e combate ao câncer de mama.

 

Fiquei muito feliz com os comentários da semana passada. E concordo plenamente que o exame de mamografia deve ser mais facilmente agendado e, principalmente, de graça! Para atingir o maior número de mulheres possível. O Blog Vania B faz coro a essa reivindicação!

 

E pra massificar essa causa, vamos dar dicas de prevenção e passar mais informações sobre o câncer de mama.

 

Outubro Rosa em foco no Blog Vania B!

Outubro Rosa em foco no Blog Vania B!

 

Quem deve fazer?

Toda mulher deve se prevenir sempre. No nosso caso, recomenda-se que a mamografia seja feita, anualmente, por mulheres acima de 40 anos. Por isso mesmo o exame deve ser expandido para toda rede pública de saúde, em todos os cantos do Brasil. Já o autoexame, realizado por meio da palpação do seio, deve ser feito uma vez por mês.

 

A prevenção deve ser feita por mulheres de todas as idades!

A prevenção deve ser feita por mulheres de todas as idades!

 

Prevenção

Como dissemos, a prevenção ao câncer de mama deve ser feita em duas frentes. Uma é simples e consiste no exame que pode ser feito pela própria mulher, o autoexame. A outra é a que depende do Estado: mamografias. E aí entra o nosso pedido por exames rápidos e grátis.

 

Apesar de ainda não temos o ideal, muitas cidades promovem, agora em outubro, mutirões de mamografia. Isso é essencial para o diagnóstico precoce, pois, quando detectado em fase inicial, o câncer de mama pode alcançar até 95% de cura. Fique de olho na programação do Outubro Rosa e previna-se!

 

Queremos exames de mamografias grátis! E com agilidade no agendamento!

Queremos exames de mamografias grátis! E com agilidade no agendamento!

 

Bons hábitos ajudam!

Ah, é bom destacar que bons hábitos também previnem a doença. Especialistas afirmam que uma vida saudável, com exercícios físicos constantes, dieta a base de frutas, vegetais e fibras, controle de peso, etc., ajudam a evitar todo tipo de câncer. Ah, não fumar e diminuir o consumo de álcool também é fundamental.

 

Hábitos saudáveis também previnem o câncer!

Hábitos saudáveis também previnem o câncer!

 

Mulher madura em foco!

Uma triste constatação. A incidência de câncer de mama, bem como a mortalidade causada por essa patologia, aumentam com a idade. Aproximadamente 50% dos novos diagnósticos ocorrem em mulheres acima dos 60 anos de idade.

 

Nas mulheres maduras, o câncer de mama apresenta uma evolução mais lenta, com maior diferenciação histológica e melhor resposta hormonal, tornando, com isso, o tumor menos agressivo que na paciente jovem.

 

A prevenção é sempre o melhor remédio!

A prevenção é sempre o melhor remédio!

 

Conscientização

Amigas leitoras, vamos aproveitar o Outubro Rosa para nos conscientizarmos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Vamos cobrar nossos direitos e, claro, espalhar a campanha entre as amigas e familiares! Todas juntas, de rosa, podemos fazer muito, não só neste mês de conscientização, mas em todas as épocas do ano!

 

Comente com o Facebook

Tags:         

«
»