TOP
Bem-estar Novidades

“Saúde aos 50: alimentos que parecem saudáveis mas não são! Parte III”

219 carne grelhada (2)

Oi meninas! Para começar a semana com muita informação e saúde, vamos para a terceira parte da série Alimentos que parecem saudáveis mas não são”. Hoje, traremos mais quatro comidas que podem nos enganar quando o assunto é vida saudável aos 50.

 

Nos posts anteriores, falamos das pegadinhas que envolvem o açaí, a barrinha de cereais, o suco de caixinha e o peito de peru (http://vaniab.com/2017/09/12/saude-aos-50-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao/); e a gelatina, as azeitonas, as frutas em calda e os temperos prontos (http://vaniab.com/2017/09/18/saude-aos-50-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao-parte-ii/).

 

O Blog Vania B te ajuda a fugir das pegadinhas alimentares.

O Blog Vania B te ajuda a fugir das pegadinhas alimentares.

 

Castanha-do-pará

Vamos começar com uma castanha que pode ser boa ou ruim, dependendo da quantidade consumida. A castanha-do-pará ajuda a combater os males do coração se for ingerida em pequenas quantidades, ou seja, até três unidades por dia. Mais do que isso, o efeito é exatamente o contrário. Ela é rica em selênio, cujo excesso aumenta o risco de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Não se esqueça, nada mais que três castanhas por dia!

 

Nunca coma mais que três unidades de castanha-do-pará por dia.

Nunca coma mais que três unidades de castanha-do-pará por dia.

 

Carne grelhada

Chegamos em mais um alimento que pode fazer bem ou não. Nesse caso, dependendo da forma de preparo. O contato da carne com a frigideira quente favorece o aparecimento de substâncias cancerígenas na superfície do alimento. Com a grelha do churrasco acontece a mesma coisa. Então, prepare sua carne (de preferência magra) cozida ou assada no forno, ou ainda utilizando uma grelha suspensa.

 

A alta temperatura da grelha ou frigideira favorece o aparecimento de substâncias cancerígenas na superfície da carne.

A alta temperatura da grelha favorece o aparecimento de substâncias cancerígenas.

 

Sopas em pó

Assim como os temperos prontos, as sopas em pó possuem muito sódio e glutamato monossódico. Pior, elas ainda levam farinha refinada para ganhar consistência. Ou seja, vale a mesma máxima dos temperos e sucos. Prefira sempre a versão mais natural possível. Nada melhor que a boa e velha canja ou a sopinha de legumes.

 

As sopas em pó têm muito sódio e ainda levam farinha para ganhar consistência.

As sopas em pó têm muito sódio e ainda levam farinha para ganhar consistência.

 

Chocolate diet

Pra fechar, outra sobremesa que engana muita gente, principalmente os apaixonados por chocolate. Tudo bem que a versão diet não leva açúcar refinado, mas ela não deixa de ter muita manteiga em pó ou gordura hidrogenada, nocivas à saúde. Sem contar que alguns açúcares usados no chocolate diet também alteram a glicemia. Resumindo, engorda e faz mal aos diabéticos. A melhor opção para os chocólatras é optar por produtos com alto teor de cacau (de 70% para cima).

 

Prefira sempre chocolates com alto teor de cacau.

Prefira sempre chocolates com alto teor de cacau.

 

Hoje desvendamos mais quatro mitos por trás de alimentos tidos como saudáveis. Porque o Blog Vania B é seu aliado também quando o assunto é boa alimentação aos 50. Uma saudável semana a todas!

 

 

Comente com o Facebook

Tags:         

«
»