TOP
Novidades Reflexões

“Por um Brasil independente de verdade!”

209 tit

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, comemoramos 195 anos de independência, soberania. Mas será que somos independentes de verdade?

 

Em relação a Portugal, sim. Mas em relação a tantas outras coisas, ainda somos tão dependentes. Não apenas como país, mas como indivíduos, como pessoas…

 

Será que o "Independência ou morte!", de Dom Pedro, realmente nos fez independentes?

Será que o “Independência ou morte!”, de Dom Pedro, realmente nos fez independentes?

 

Busquei no dicionário o significado literal de independência. O Aurélio nos diz: “Estado de não se achar sob domínio ou influência estranha; autonomia; caráter de independente”.

 

Mas será que temos autonomia? Será que não estamos sob domínio ou influência estranha? Perguntas retóricas que nos fazem refletir.

 

Somos dependentes da moeda externa, do consumismo desenfreado. Mas muito pior, somos capazes de colocar no poder governantes da pior espécie, e nos tornarmos dependentes das decisões deles.

 

Estamos nas mãos de corruptos, que nos lesam a cada dia.

Estamos nas mãos de corruptos, que nos lesam a cada dia.

 

É isso que devemos mudar! Um Brasil independente de verdade passa por melhores escolhes que todos devemos fazer!

 

Longe de mim questionar a celebração em si. Acho esse um dos feriados mais significativos. Mas será que toda essa gente nos desfiles, nas paradas, sabe o que está comemorando?. Conhecer nossa história também garante independência, não acham?

 

Que possemos, o quanto antes, voltar a ter orgulho da nossa pátria.

Queeemos, o quanto antes, voltar a ter orgulho da nossa pátria.

 

Por fim, quero desejar um excelente feriado a todas vocês, caras leitoras. Um fim de semana prolongado de reflexões sobre nossa independência, como ser pensantes que somos!

 

Comente com o Facebook

Tags:        

«
»